Guido Viaro

Biografia

Pintor, ilustrador, caricaturista, desenhista, escultor, gravador, professor e articulista. Freqüenta curso de pintura em Badia Polesine, Itália, em 1907, ao mesmo tempo que realiza os estudos primários. Alista-se na Marinha Italiana na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), interrompendo seus estudos. Entre 1921 e 1927, viaja por diversos países europeus, e na Itália chega a estudar pintura em Veneza e na Escola Rossi de Bolonha. Vem para o Brasil em 1927. Permanece por algum tempo em São Paulo, onde, além de trabalhar como ilustrador e caricaturista em jornais, faz painéis e afrescos para casas comerciais e residências. Em 1929, segue para o Paraná, fixa residência em Curitiba, e conhece o professor Theodoro de Bona (1904 – 1990) e o pintor Alfred Andersen (1860 – 1935). Trabalha, ao lado de Poty (1924 – 1998), na ilustração da revista Joaquim, em 1946. Atua em instituições de arte como o Ateliê/Escola de Desenho e Pintura Guido Viaro e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba. É inaugurado o Museu Guido Viaro, na capital paranaense, em 1975. Em 1996, é lançado o vídeo Impressões de Guido Viaro, realizado por Carlos Henrique Tulio. No ano seguinte, ocorre a mostra Guido Viaro 100 Anos, que reúne o trabalho de artistas paranaenses em homenagem ao centenário de seu nascimento.

Outros Artistas

Por favor utilize a ferramenta de busca ou o menu abaixo para encontrar as obras dos artistas que constam em nosso acervo.

Quer experimentar alguma das nossas obras no seu ambiente?

Utilize o formulário abaixo e envie um ou duas fotos do espaço onde imaginou a obra, clique em ENVIAR. Logo você receberá por e-mail o mockup da obra aplicada, assim pode decidir com calma sua aquisição.

Nosso acervo conta com mais de 300 obras, do clássico ao contemporâneo.

Venha nos visitar e desfrutar das artes plásticas na sua mais pura essência.